A sexta e o sábado (18 e 19 de julho) foram dias de muito aprendizado para um grupo agentes políticos e servidores públicos da Prefeitura de Sorriso. O professor, palestrante e consultor Flávio Muniz ministrou o treinamento “Comunicação Institucional e Imagem”, voltado a secretários municipais, servidores em funções de gestão e demais profissionais que lidam, diariamente, com comunicação.
Entre os temas que foram abordados no treinamento, os fundamentos da oratória moderna, postura, imagem, comunicação não-verbal, preparação para entrevistas, relacionamento com a mídia, redes sociais e controle de crises.
Este foi apenas um dos mais de 100 treinamentos realizados, ou viabilizados, pela Prefeitura de Sorriso, via Escola de Gestão, nestes primeiros sete meses do ano. Individualmente falando, 4.790 “alunos” foram impactados com novos conhecimentos, ou com uma nova forma de ver aquele conhecimento já adquirido. “É preciso ressalvar que, além destes servidores, temos 900 da Educação que participam de formações de maneira permanente, logo, podemos, seguramente, afirmar que, reunindo todas as ações ligadas à formação continuada, resultaram 5,7 mil oportunidades individuais de aprendizado”, contabiliza a psicóloga Verônica Berzuini.
Vale ponderar que, muitas vezes, um mesmo servidor passa por mais de uma formação, de acordo com sua função, ou unidade de trabalho. Outro apontamento necessário é a contextualização de que a Escola de Gestão reuniu as formações que vinham sendo realizadas de maneira descentralizada, como pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), via Secretaria de Assistência Social (Semas); pela Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), via Secretaria de Saúde (Semsa); e pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor), ligado à Secretaria de Educação (Semed).
Coordenador da Escola de Gestão, Miro Ribeiro destaca que a gestão do processo de educação continuada é feita de maneira a atender as necessidades da instituição, sempre por meio do diálogo com os gestores. “É constante o trabalho de ouvir as necessidades, formatar o curso nos moldes a atender estas demandas e aí, sim, colocar em prática, para que, com um novo repertório, os servidores possam contribuir de maneira efetiva para que a Prefeitura alcance um nível de excelência no atendimento à população”.
Acolhimento ao Servidor
Atualmente, a Escola de Gestão, que é ligada à Secretaria de Administração (Semad) funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dado que a unidade dispõe da estrutura do Cemfor. No entanto, a Escola de Gestão viabiliza formações em vários outros locais, sempre de acordo com a necessidade, assim como com as características de cada formação.
A expectativa, antecipa o secretário de Administração, Bruno Delgado, é que a Escola de Gestão tenha uma sede exclusiva. “Estamos trabalhando para instituir a Casa do Servidor, um espaço onde, além de centralizar a maioria dos treinamentos, também servirá como um ponto de apoio ao servidor, com atendimentos voltados à saúde e ao bem-estar”.
Fonte: Assessoria