A mudança brusca de temperatura em Cuiabá, com queda prevista de 40ºC para 6ºC para o fim de semana, pode ocasionar fenômenos meteorológicos inesperados como vendavais, que podem atingir a Capital e uma inversão térmica, fatores de riscos que a população deve estar atenta, segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, José Pedro Ferraz Zanetti.
Com a estiagem de quase 80 dias sem chuva e a baixa umidade do ar em 15%, registrada nesta quarta-feira (19), a Defesa Civil faz um alerta para os riscos à saúde e segurança. Ocorrência que aumenta, lembrou o diretor, com a previsão da chegada do frio e o grande número de queimadas que todo dia combatemos na Capital misturados ao tempo e clima seco local.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou que uma intensa massa de ar frio deverá começar a avançar de forma continental sobre a Argentina chegando, na tarde desta quinta-feira (20), a Mato Grosso.
O ar frio se manterá pelo menos até a manhã do sábado (22) em parte do Centro-Oeste, favorecendo a friagem. São previstas fortes rajadas de vento que já estão ocorrendo neste período muito seco e a possibilidade de baixa precipitação (chuva) mais comum no sul do estado, além de vendavais que podem atingir Cuiabá.
Outra preocupação do órgão municipal está na inversão térmica que pode resultar das queimadas. Por conta delas, a alta retenção de poluentes na atmosfera pode provocar ou agravar as doenças respiratórias, como o próprio coronavírus, pneumonia, bronquite, asma e outras.
Em Chapada dos Guimaraães a temperatura deve ficar em 2 graus negativos.
Fonte: Repórter MT





