Gavião-carijó com ferimento na asa é resgatado em Sorriso

Um gavião-carijó foi resgatado no bairro Bela Vista, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (27). O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta de 8h, para realizar o resgate do animal de um local de risco.

No local, a ave estava dentro de um recipiente colocada por moradores. O animal apresentava ferimentos e não conseguia voar. Depois de resgatado, o gavião foi transportado com segurança até uma clínica veterinária, onde recebeu atendimento especializado

O Corpo de Bombeiros Militar recomenda que, em caso de encontrar animais silvestres feridos, a população evite manuseá-los diretamente. Esses animais podem estar debilitados e, por isso, podem reagir de maneira imprevisível.

Embora o gavião-carijó possa ser confundido à distância com outras aves de rapina, ele possui características únicas. Seu bico tem a ponta negra e a base amarelada, enquanto sua cabeça e a parte superior das asas são amarronzadas, adquirindo tons cinzas com a idade. Seu peito é ferruginoso, e sua barriga e pernas são brancas, levemente listradas com estrias ferrugíneas.

O gavião-marrom, também conhecido como anajé, gavião-indaié, inajé, indaié, gavião-pega-pinto e pega-pinto, é um caçador nato, essencial para o equilíbrio da fauna local. Seu papel na natureza é fundamental, pois, ao caçar roedores e pombos, contribui para a manutenção da seleção natural e evita a superpopulação dessas espécies. No entanto, também é temido pelos galinheiros, como sugerem seus nomes populares.

Fonte: G1-MT

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário