ARI LAFIN DEFENDE EM AUDIÊNCIA DUPLICAÇÃO DA BR-163 ATÉ O PORTO DE MIRITITUBA
Postado
10/05/2024 20H09
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin(PSDB), participou nesta quinta-feira(09) em Guarantã do Norte (730 Km de Cuiabá), de uma audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa para debater o projeto de duplicação da BR-163 em território mato-grossense.
O evento foi prestigiado por importantes lideranças políticas do estado, a exemplo do vice-governador Otaviano Pivetta, dos senadores de república Welington Fagundes(PL) e Jaime Campos(União de Brasil), do diretor geral da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitali, prefeitos de cidades mato-grossenses e do Pará, além de produtores rurais, acadêmicos e outros representantes da sociedade organizada.
A audiência aconteceu no auditório da Faculdade Unifama e foi transmitida ao vivo para todo o estado pela TV Assembleia.
Em entrevista à imprensa, Ari Lafin disse que discutir a logística e a industrialização do norte mato-grossense é a maior prioridade do momento.
“Parabenizo ao Deputado Estadual Diego Guimarães, ao vice-governador Otaviano Pivetta e as demais lideranças que estão aqui debatendo este projeto da maior relevância. Mato Grosso precisa de logística. A duplicação da 163 de Sinop a Guarantã é extremamente importante e eu defendo também que esta duplicação seja levada até o Porto de Miritituba,” disse o prefeito de Sorriso.
Em maio do ano passado o Governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da rodovia federal da divisa de Mato Grosso do Sul até Sinop, trecho este até então administrado pela concessionária Rota do Oeste.
A iniciativa foi uma solução inédita encontrada em conjunto entre Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes (MTrans), Governo do Mato Grosso e Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de resolver os entraves relacionados à concessão da BR-163/MT, provocados, sobretudo, pelo não cumprimento dos termos do contrato entre a CRO e a ANTT e das dificuldades enfrentadas no processo de relicitação.
A primeira medida a ser anunciada pelo governador Mauro Mendes foi a retomada imediata das obras de duplicação da rodovia de Nova Mutum à Sinop.
Com a reinício das obras a partir de Nova Mutum, lideranças de municípios do extremo-norte como Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã, se mobilizaram para reivindicar do governador Mauro Mendes que a duplicação seja estendida além de Sinop, levando a duplicação até Guarantã do Norte.
Na audiência pública desta quinta-feira, dados foram apresentados sobre o aumento do fluxo de caminhões articulados que transportam a produção agrícola do estado em direção ao Porto de Miritituba no Pará, elevando consideravelmente o índice de acidentes fatais principalmente no trecho entre Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte.
Para o prefeito de Sorriso, levar a duplicação da 163 até Miritituba significa salvar inúmeras vidas e consolidar de uma vez por todas o desenvolvimento regional.
“É um trabalho que deve ser conduzido com muita responsabilidade. Tenho certeza de que estamos no caminho certo. Como prefeito da Capital Nacional do Agronegócio eu trago a mensagem de apoio a este processo de duplicação. Além disso estamos trabalhando junto ao Governo do Estado visando a instalação de novas indústrias em Mato Grosso, buscando capacidade energética para produzir e levar aos portos do Brasil, não apenas a soja in natura, mas sim, o óleo enlatado, a margarina, o shoio, a carne bovina, carne suína, aves e assim por diante”, salientou Lafin.
Na ocasião os representantes do Senado Federal e do Governo do Estado assumiram o compromisso de buscar mecanismos e acelerar o processo de duplicação da Cuiabá-Santarém.
O prefeito Ari Lafin fez um breve discurso no qual foi taxativo ao defender ações imediatas para que a tão sonhada duplicação do trecho Sinop – Miritituba seja concretizada.
“Vice-governador Otaviano Pivetta, em nome de Sorriso nos colocamos a disposição de uma agenda de trabalho. Nos convoque. Onde formos úteis, estaremos lá. Não queremos atrapalhar e sim ajudar. A partir de agora temos que definir agenda; nos dê o talhão que nós de Sorriso, os nossos produtores e os demais estamos aqui para dar total apoio a este projeto tão importante e necessário”, concluiu Lafin.
Da assessoria
Categoria:Notícias