SORRISO! PRIMEIRA-DAMA É DESTAQUE NACIONAL NA JOVEM PAN EM DEBATE SOBRE O DIA DA MULHER
A Secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso(MT), Jucélia Ferro, foi destaque na tarde deste domingo(10) no programa Tá na Roda, apresentado pelo jornalista Nelson Kobayashi do canal de notícias Jovem Pan, levado ao ar em nível nacional.
Ela participou ao vivo, via internet, na condição de convidada especial, quando falou sobre o trabalho social que é desenvolvido no município e a força da mulher na economia local e regional.
O programa que tem duração de três horas, foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira.
Kobayashi recebeu no estúdio quatro convidadas, dentre elas a diretora da Associação Nacional das Delegadas de Polícia, Raquel Gallinati e a jurista Adélia Soares que abordaram diversos assuntos relacionados à mulher.
Um dos temas que nortearam o debate foi a questão da violência que, na opinião das participantes, é um fenômeno mundial que precisa ser enfrentado com veemência no Brasil.
Júcélia Ferro iniciou sua participação lembrando a saga das mulheres pioneiras que nas décadas de 70 e 80 ajudaram a desbravar a cidade, que mais tarde seria reconhecida como a Capital Nacional do Agronegócio.
“A força do agro em nosso município se deve em grande parte a resiliência, garra e determinação das mulheres que chegaram acompanhando seus esposos, suas famílias em uma época que não tinha nada. Não existiam casas, era só mato. E elas enfrentaram todas essas dificuldades e aqui permaneceram. Muitas inclusive, dedicaram-se a alfabetizar as crianças da época porque não existiam professores”, relatou.
Questionada sobre as ações desenvolvidas frente a assistência social do município, a primeira-dama destacou alguns projetos que são desenvolvidos junto à população e que tem contribuído para reduzir as desigualdades sociais e gerar oportunidades para muitas famílias.
“Sorriso é uma cidade maravilhosa cuja população é bastante exigente e isso faz com que a gente se esforce muito e se movimente todos os dias para atender as demandas de um município que cresce em média 20% ao ano. Felizmente temos conseguido desenvolver ações que fazem a diferença na vida de muitas pessoas a exemplo do Armazém Social, cursos profissionalizantes, horta comunitária, dentre outras”, enfatizou Jucélia.
Sobre a questão da violência contra a mulher, Jucélia Ferro disse que a sociedade local, liderada pela administração municipal, vem se mobilizando através de uma rede unificada de proteção cujo foco está voltado para a família.
“Quando se fala em violência doméstica a gente fala da mulher, da criança, do adolescente e do idoso também. É um contexto familiar que requer todo o nosso empenho e atenção. Nossa maior luta tem sido esta, proteger a família, em especial à mulher”, salientou.
A
primeira-dama lembrou também que em Mato Grosso as mulheres vêm conquistando
espaços importantes na sociedade, inclusive na política, citando por exemplo
que vários municípios são administrados por prefeitas. Todavia, na opinião
dela, é necessário maior engajamento da força feminina no sentido de ampliar
esta representatividade.
Fonte: Assessoria