Energia é reajustada em 20,36% e Bandeira Verde não faz diferença em Mato Grosso

O anúncio do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a conta de energia elétrica será reduzida em 20% a partir do próximo sábado, 16 de abril, não vai fazer diferença para os mato-grossenses. Acontece que a concessionária Energisa recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para reajustar o valor da tarifa em 20,36%, também a partir de sábado.

A ANEEL informou, na tarde desta terça-feira (12), que a diretoria aprovou o reajuste tarifário anual de 20,36%, que vai ser cobrado de 1,56 milhão de unidades consumidoras em Mato Grosso.

“Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, os encargos setoriais e os custos de distribuição”, informa a agência.

Segundo a Aneel, com a aplicação conjunta dos dois efeitos - o reajuste e a bandeira verde -, as tarifas residenciais serão praticamente mantidas, com redução da ordem de 0,04% no Estado.

Os mato-grossenses classificados como ‘baixa tensão em média’ vão pagar 21,62% a mais na tarifa. Os classificados em ‘alta tensão em média’ terão as tarifas 24,96% mais caras.

A data do reajuste entrará em vigor um dia após o fim da bandeira Escassez Hídrica, que cobrava R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O efeito Médio para o consumidor é de 22,55%.

Com o fim da tarifa extra, anunciada na semana passada pelo governo federal, a Bandeira Verde, que também passa a vigorar a partir de sábado, sem custos na fatura, deveria ajudar a amenizar o impacto dos reajustes na conta de luz dos consumidores. No entanto, com o reajuste anual da Energisa, o valor final da conta fica “elas por elas”.

Fonte: Reporter MT

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário