Abastecer com gasolina em MT se tornou mais vantajoso

DA REDAÇÃO

Após dez anos, abastecer com gasolina em vez de etanol se tornou mais vantajoso para os motoristas de Mato Grosso.

Anteriormente o Estado era uma exceção, já que durante a década o etanol era mais lucrativo para os motoristas.

No entanto, o aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras fez os preços nas bombas dos postos subir. Com isso, a vantagem mudou e agora, em todo o Brasil, a gasolina vem trazendo mais benefício.

A competitividade entre os dois produtos é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores à gasolina.

Quando a proporção alcança 70%, em média, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque.

Ocorre que atualmente a relação de preços alcança percentual acima de 72%. “Ou seja, é mais vantajoso abastecer com gasolina e isso ocorre há pelo menos duas semanas. Notícia incomum para Mato Grosso”, explica Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo. 

O diretor-executivo explica ainda que aumentos tão impactantes nos combustíveis também atingem o volume de vendas e aumenta o custo dos postos. 

“Com o preço de tudo nas alturas, a renda do consumidor é prejudicada e ele tende a controlar os gastos e rodar menos se torna sua opção”, analisa.

Cálculo fácil

Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

Fonte: MidiaNews

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário