Luto: Colíder perde o pioneiro do grupo Machado, João Carlos Martins

Colíder perdeu hoje mais do que um pioneiro, um baluarte do comércio regional. João Carlos Martins, patriarca do grupo Machado com unidades em Colíder, Matupá e Alta Floresta, faleceu em consequências de sequelas da Covid-19.

 O comerciante e pecuarista era viúvo e deixa três filhos. João veio com os irmãos Irineu Martins e Joaquim Martins Neto para o Norte de Mato Grosso na década de 70. 

Machado é uma homenagem à cidade de origem dos irmãos, Álvares Machado em São Paulo, onde eles nasceram e onde aprenderam a ser comerciantes no Empório do pai. 

 A região não possuía estruturas de supermercado, assim em 1975, foi inaugurada a primeira loja do grupo, a Casa Machado, na cidade de Colíder. Já no ano seguinte, em 18 de agosto, foi inaugurada a segunda loja dos irmãos e a primeira de Sinop, a loja matriz da rede localizada na Rua das Primaveras no Centro da cidade.

 Nos anos 2000 o grupo Machado dividiu a sociedade e João Carlos e os filhos ficaram com as lojas de Colíder, ampliando posteriormente para Matupá e Alta Floresta.

 O grupo Machado é hoje um dos principais geradores de emprego e renda para a população de Colíder. A luta, a garra e o espírito empreendedor do empresário ajudaram milhares de pessoas a ter uma ocupação e garantir o sustento de seus lares em todos esses anos. 

 O corpo será transladado para Colider, onde será sepultado. As lojas do Grupo Machado, Colider, Matupá e Alta Floresta estarão fechadas nesta quinta-feira.

Fonte: Nortão On Line

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário