ENTRAMOS EM COLAPSO! SISTEMA DE SAÚDE TEM 59 À ESPERA DE UTI EM MT

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, pediu o auxílio de outros estados para a transferência de pacientes com Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 59 pacientes infectados pelo novo coronavírus estão à espera de um leito de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso.

Segundo a SES, até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.

Gilberto Figueiredo afirmou, no sábado (6), que a Saúde em Mato Grosso entrou em colapso.

"O sistema hospitalar já colapsou. A procura por profissionais está grande, mas não há pessoas. As empresas têm dificuldades para atender nossas solicitações. Existe um colapso já estabelecido no sistema SUS", afirmou.

O governador do estado, Mauro Mendes (DEM), confirmou em entrevista na última sexta-feira (5) a falta de profissionais de saúde para atender em UTIs e autorizou o secretário de Saúde a tomar as medidas necessárias.

“Estamos vivendo em Mato Grosso e em todo Brasil uma situação muito crítica. O que começou no Amazonas, Roraima, Rondônia, hoje é uma realidade em pelo menos 12 estados. Em março do ano passado, tínhamos 124 UTIs no estado. Hoje são 482 leitos de UTI, mas nós não estamos mais encontrando profissionais para assumir essa demanda”, afirmou.

G1MT


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário