Luto no Nortão! Morre o ator, comunicador e teatrólogo Renan Dimuriez
A cultura mato-grossense perdeu nesta quarta-feira(03) um de seus maiores protagonistas, Renan Dimuriez. O artista faleceu aos 58 anos no Hospital Regional de Sorriso por complicações em decorrência da Covid-19.De acordo com familiares, ele contraiu o novo coronavírus há cerca de cinco meses. Desde então, vinha enfrentando as sequelas da doença. Nos últimos 35 dias, o quadro clínico se agravou devido a vários fatores, inclusive o surgimento de um câncer.
Trajetória
Renan Dimuriez é considerado um dos mais talentosos artistas mato-grossenses, atuando durante décadas na região norte do estado. Dedicou a sua vida ao teatro, sendo inclusive autor de várias peças. “Muriez” como era carinhosamente chamado pelos amigos mais próximos, idealizou e ajudou a realizar vários festivais de música e teatro em cidades como Alta Floresta, Colíder, Guarantã do Norte, dentre outras. “Estou muito triste com essa despedida. O Renan foi meu companheiro em vários eventos. Dividimos o palco na apresentação de festivais como o FESCAF- Festival da Canção de Alta Floresta nos anos 90. Ele era muito talentoso. Todos gostavam da forma como ele animava o festival. Extrovertido, corria pelo palco e as vezes, sob aplausos, saltava em meio ao público”, lembra o jornalista Miro Ribeiro.
Renan era dono de uma belíssima voz e se destacava pela expressão corporal, herança dos vários anos de atuação no teatro. “Ele era sinônimo de alegria e animação. Sua expressão corporal era sempre carregada de forte emoção. Enfim, um artista completo, cuja lacuna deixada não será preenchida”, disse Miro.
Na década de 90, Renan Dimuriez chegou a iniciar um projeto ousado. A produção de uma novela 100% regional, ou seja, com atores do norte mato-grossense. “À época eu morava em Matupá. Me lembro que ele reuniu os melhores atores do teatro regional e centralizou a gravação da novela “Laços e abraços”, de sua autoria, em Guarantã do Norte. A maior parte da trama ocorria em um cenário rural. Lembro que ele me mostrou algumas imagens gravadas em uma fazenda daquele município. Infelizmente, após a gravação de vários capítulos o sonho de Renan Dimuriez, de exibir a novela nas emissoras de TV da região, caiu por terra. As fitas VHS com as filmagens foram destruídas por um incêndio que atingiu a casa onde eram guardadas”, relatou Miro Ribeiro.
Renan Dimuriez foi um dos mais atuantes profissionais do rádio em Colíder, onde também trabalhou como apresentador de telejornais em emissoras locais. Em Colíder e Guarantã do Norte desempenhou as funções de assessor de comunicação, secretário e diretor de cultura. Ele ainda teve participação importante e decisiva em inúmeras campanhas eleitorais, destacando-se principalmente na apresentação de comícios e reuniões.
José Renan Teodoro, o Renan Dimuriez, era divorciado e deixa um filho e um neto.
Repercussão
A notícia do falecimento está repercutindo fortemente nas cidades onde ele atuou. O prefeito de Guarantã do Norte, por exemplo, decretou luto oficial de três dias, ao reconhecer a importância de Renan para a cultura regional. “Em nome de cada um de nossos munícipes desejo que Deus conceda um bom lugar ao nosso grande amigo Renan. Seu talento, sua alegria e sua animação jamais serão esquecidos. Manifesto as mais sinceras condolências aos familiares e amigos e que Deus conforte o coração de cada um nesse momento de dor e saudade”, disse o prefeito Érico Stevan Gonçalves.
Velório e sepultamento
Segundo nota divulgada pela família há pouco, o velório está acontecendo na capela mortuária de Colíder. O Sepultamento está previsto para as 16 horas no cemitério local.
Cidade Sorriso
Deixe seu Comentário
Meu querido primo muito lindo e educado inteligente vai com Deus meu amor