SORRISO DESCARTA LOCKDOWN MAS RESTRIÇÕES AUMENTAM
“Mais do que nunca precisamos redobrar os cuidados como o uso de máscara, do álcool 70% e evitar aglomerações para diminuir a curva de contágio”, a afirmação é do secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, que completa “para quem vê isso como sacrifício; asseguramos que esse é um sacrifício muito pequeno para salvar vidas”, destaca. O secretário pontua que é preciso intensificar os cuidados; pois na última semana -22 de fevereiro a 1º de março; os números em relação à Covid-19 voltaram a subir no município.
Segundo o secretário, somente na última semana foram realizadas 40 internações. De 1º de janeiro a 22 de fevereiro o município havia registrado 206 internados; com os novos dados o número subiu para 246. Na última semana, 1.195 pessoas procuraram o Hospital de Campanha Municipal para atendimento com média diária de mais de 200 pessoas/dia; totalizando 10.734 atendimentos desde o dia 1º de janeiro. “Os números subiram muito; chegamos a comparar com os meses de junho e julho quando vivemos a pior fase da pandemia até então”, salienta Marchioro. “Por isso, estamos pedindo a ajuda da população que volte a usar a máscara, o álcool 70% e que respeite o distanciamento social”, frisa.
Presente na reunião, o prefeito Ari Lafin, reforçou o pedido em relação às medidas protetivas. “Nesse momento, a colaboração de todos é essencial. Pedimos a colaboração e união de todos os setores do município. Não queremos realizar lockdown, mas é necessário que todos se mantenham vigilantes”, diz. Na reunião, o juiz Anderson Candiotto se colocou à disposição para auxiliar o Executivo na conversa orientativa com comerciantes, associações e prestadores de serviço para falar da importância da prevenção.
O presidente da Câmara, vereador Leandro Damiani, também destacou que os vereadores apoiam as iniciativas da Prefeitura. “Estamos à disposição para aprovação emergencial de leis e para contribuir na criação de um pacote conta a Covid-19”, diz ao ressaltar que a Câmara poderá realizar a devolução de recursos para contratação de mais profissionais, aquisição de equipamentos e medicação. “E, cobramos do Governo do estado que agilize situações como a contratação de equipe para atuar nos dez leitos de UTIs que estão fechados em Sinop por falta de insumo humano”, salienta.
Reunião virtual
Desde às 11h30, o prefeito Ari Lafin e os demais prefeitos do Estado participam de uma reunião virtual com o governador Mauro Mendes para discutir o cenário da pandemia no Estado. “Independente do resultado dessa reunião, precisamos estar unidos e intensificar as medidas preventivas”, lembra o prefeito.
Já Marchioro recomenda que quem apresentar sintomas, busque imediatamente o Hospital de Campanha Municipal. O HCM está aberto 24 horas e conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HCM) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 30 mil metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid.
Fonte: Assessoria