SEDUC desconsidera protocolos sanitários contra a Covid-19 e determina reabertura de duas escolas em Matupá

Após a divulgação do fechamento de duas escolas na cidade de Matupá (680 km de Cuiabá), em decorrência de dois casos confirmados de Covid-19 entre profissionais da Educação, a Assessoria Pedagógica encaminhou uma nota afirmando que de acordo com a orientação da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) apenas os profissionais que testaram positivo para a doença e os servidores do grupo de risco serão dispensados das atividades presenciais.

Além disso, a nota afirma que as atividades nas escolas Cecília Meireles e Jardim das Flores terão suas atividades retomadas a partir da próxima segunda-feira (08) com atendimento ao público, durante a quinta-feira (04) e está sexta-feira (05) as escolas passaram por uma desinfecção. "As Escolas Estaduais de Matupá Cecília Meireles e Jardim das Flores estão com os portões fechados na data de hoje e amanhã (5/2) para desinfecção desses ambientes, pois em cada unidade teve um servidor que testou positivo para a Covid-19. Na segunda-feira (8/2) voltará com o atendimento normal ao público." diz a nota.

A medida tomada pela secretaria vai de encontro as orientações das autoridades sanitárias, que estabelecem uma quarentena de 14 dias para qualquer pessoa que possa ter tido contato com outra que tenha sido diagnosticada com a Covid-19. Vale ressaltar que não existe a informação se houve a testagem dos demais profissionais que tiveram contato direto ou cruzado com os diagnosticados.

A decisão submete não apenas os profissionais da Educação ao risco de contaminação, mas também a população em geral de Matupá que irão procurar o atendimento das unidades a partir da próxima semana. 

Isso pode configurar crime contra a saúde pública, além de improbidade administrativa para quem for responsável pela situação e crime de prevaricação ou condescendência criminosa para quem se omitir ou for favorável à quebra de protocolos internacionais sanitários mínimos de combate ao Coronavírus.

Matupá é um município com cerca de 20 mil habitantes e de acordo com os últimos boletins epidemiológicos a cidade se encontra  em estado crítico em relação a doença. Atualmente são 71 casos ativos e outros 162 casos suspeitos aguardando o resultado dos testes, todos em isolamento domiciliar, Matupá registra ainda 11 óbitos em decorrência do vírus. 

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:

As Escolas Estaduais de Matupá Cecília Meireles e Jardim das Flores estão com os portões fechados na data de hoje e amanhã (5/2) para desinfecção desses ambientes, pois em cada unidade teve um servidor que testou positivo parao Covid 19. Na segunda-feira (8/2) voltará com o atendimento normal ao público. Serão dispensados do trabalho presencial, conforme orientação da Seduc, apenas os servidores do grupo de risco comprovado, que estão em regime de teletrabalho e os que testaram positivo para o coronavírus.

Fonte: www.diariodahora.com



Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário