Deputado Xuxu Dal Molin indica implantação de usinas fotovoltaicas em Mato Grosso

Estudos indicam que Mato Grosso é um Estado privilegiado para exploração da energia fotovoltaica, havendo regiões com altíssimo índice de insolação. Trata-se de uma matriz energética limpa, renovável e potencialmente geradora de divisas para o estado.

De olho neste potencial, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa direcionada ao Governo do Estado, sobre a necessidade de investimentos nesta fonte alternativa de energia elétrica. 

O parlamentar destacou em sua proposição que a usina solar fotovoltaica (também chamada de parque solar ou central fotovoltaica) é um sistema de grande porte projetado para a produção e venda de energia elétrica, responsável por fornecer eletricidade em alta tensão para distribuição. A produção da usina de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a luz do sol em eletricidade para ser vendida para a rede.

"A principal vantagem da utilização de usinas solares é o fato de que elas produzem energia totalmente renovável e limpa, mas existem muitos outros benefícios, desde ajudar o planeta a se tornar mais sustentável até auxiliar na diminuição de custos com a conta de luz", ressaltou Xuxu Dal Molin ao justificar a indicação.

O deputado enfatizou também que estas usinas ocupam pouco espaço e podem ser instaladas em diversos lugares e apesar do estado ser autossuficiente na produção de energia elétrica, há também estudos que advertem sobre a potencial escassez no fornecimento de energia, caso se mantenha o crescimento econômico.

Na indicação, Dal Molin mencionou ainda o perfil educativo e emblemático das usinas fotovoltaicas. "Mato Grosso, sendo o maior exportador de grãos do país, deve ser exemplo de sustentabilidade, apoiando e investindo em projetos ecologicamente viáveis, que, além disso, geram retornos em curto espaço de tempo e baixo custo de manunteção", finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário