Exército deve transferir o 9° BEC de Cuiabá para Sinop (MT)
A sede do 9º Batalhão de Engenharia e Construção de Cuiabá deve ser transferida para Sinop, no norte do estado. A portaria foi divulgada no dia 18 de dezembro pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior do Exército.
A justificativa é que o Exército já possui uma área doada pelo município de Sinop para receber a sede e que a transferência resultará em ganhos estratégicos e logísticos.
Segundo o Exército, já estava nos planos transferir uma unidade militar para a região norte do estado.
Nesta terça-feira (5), o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) se manifestou contrário a mudança e afirmou que planeja diálogo com a cúpula do Exército em Brasília para que seja avaliada a possibilidade de impedir a transferência.
"Não sou contra Sinop ou algum município do Norte do Exército ter uma unidade do Exército. Sou a favor e entendo que está até atrasado. O Exército deveria ter uma unidade. Mas não concordo com a transferência do 9 BEC", disse.
O 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), Batalhão General Couto de Magalhães, é uma das unidades do Exército Brasileiro, localizado em Cuiabá. É subordinado ao 3.º Grupamento de Engenharia, sediado em Campo Grande (MS).
O nome é uma homenagem ao General José Vieira Couto de Magalhães, presidente da província de Mato Grosso e responsável pelas primeiras ideias de construção da rodovia conhecida como BR-163. Subordinado ao Comando Militar do Oeste, forma contingentes de reservistas e qualifica para o mercado de trabalho.
Fonte: G1MT