XUXU DAL MOLIN COBRA RETOMADA DE OBRAS EM OITO ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) esteve reunido nesta terça-feira (15.12) com o secretário de estado de ciência, tecnologia e inovação, Nilton Borgato e o adjunto Stephano Benevides, para discutir o andamento da implantação de oito Escolas Técnicas Estaduais. A preocupação do parlamentar é que tais obras sejam concluídas o quanto antes, afim de garantir melhor qualificação e aumentar o número de profissionais capacitados no mercado de trabalho em todas as regiões do estado.
Na audiência, Xuxu Dal Molin foi informado de que o Governo do Estado vem investindo cerca de R$ 15 milhões na conclusão desses centros profissionalizantes e a previsão é de que pelo menos cinco sejam entregues no ano que vem.
De acordo com o secretário, em Cuiabá mais de 90% dos trabalhos de implantação da Escola Técnica foram concluídos. Em Água Boa, 95% - Cáceres 98% - Primavera do Leste, 80%. Em Campo Verde as obras foram retomadas recentemente.
Ainda na reunião, o deputado solicitou informações detalhadas sobre o andamento dos projetos nas cidades de Matupá, Sorriso e Juara. “A construção das escolas técnicas nessas três cidades estava sob a responsabilidade de uma mesma empresa que encontra-se em processo de rescisão de contrato. O secretário nos informou que provavelmente em fevereiro uma nova construtora irá assumir essas obras”, disse Dal Molin.
O parlamentar salientou também que continuará acompanhando a execução desses projetos bem como a retomada das obras que estão paralisadas. “Nós queremos que todas essas novas escolas sejam concluídas a partir do ano que vem, aumentando a oferta de cursos técnicos em todo o estado”, salientou.
Xuxu Dal Molin aproveitou a ocasião para discutir parcerias visando beneficiar o interior do estado, já para o próximo ano, com cursos descentralizados de 160 e 200 horas de duração.
O secretário Nilton Borgato lembrou que por conta da pandemia, mais de duas mil vagas foram oferecidas este ano por meio do ensino à distância (EAD). Para 2021, a Secitec prevê ampliar a oferta para sete mil vagas e um total de 75 cursos.
Fonte: Assessoria de Imprensa