Deputado Xuxu Dal Molin solicita levantamento detalhado sobre efeitos da estiagem na agricultura de MT
A falta de regularidade e intensidade de chuvas já é motivo de preocupação entre os agricultores de Mato Grosso. O clima é de apreensão diante de possíveis prejuízos com a diminuição do potencial produtivo. Esta preocupação já repercute entre os parlamentares na Assembleia Legislativa.
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (02.12), o deputado estadual Xuxu Dal Molin(PSC) apresentou uma indicação solicitando do governo do estado um levantamento técnico sobre as possíveis perdas com a estiagem prolongada. “Todos sabemos que a nossa economia, em mais de 70%, gira em torno da agropecuária e o clima é um fator fundamental para podermos manter esta missão de Mato Grosso que é produzir alimentos para o Brasil e o mundo. Este ano, com a estiagem, já estamos tendo um atraso no plantio, com isso temos uma janela mais curta que pode diminuir a produção da primeira safra e comprometer a segunda”, disse o parlamentar.
Para Xuxu Dal Molin, o governo do estado precisa estar atento para os possíveis efeitos que a falta de regularidade das chuvas pode ocasionar. “O estado tem um planejamento de serviços e obras que estão em andamento. Mas é preciso buscar políticas públicas que possam amenizar as perdas que já começam a acontecer no setor produtivo de todas as regiões do estado. Se a falta de chuvas persistir, o Governo do Estado precisa buscar alternativas para atenuar os efeitos, pois o impacto na produção gera uma movimentação menor de negócios, dificuldades para cumprimento de contratos, quebra na arrecadação e por consequência o desemprego”, alertou.
De acordo com o parlamentar, através de um estudo técnico detalhado, autoridades e agricultores podem se preparar para o enfrentamento de eventuais turbulências. Uma das sugestões do deputado, é que o estado busque informações e parcerias junto as entidades do setor. “Quanto mais agirmos com antecipação e planejamento, os efeitos adversos podem ser menores. É assim que gostamos de trabalhar, levantando problemas e já buscando a possibilidade de soluções”, concluiu.
Fonte: Assessoria