Previsão é de sensação térmica de 43 graus em MT e umidade do ar a 12%
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificação de perigo, para Mato Grosso, devido às altas temperaturas e a baixa umidade na região, nesta quarta-feira (26). O Inmet aponta que a umidade do ar varia entre 12% e 20% muito abaixo do necessário. A desidratação pode levar à morte.
O aviso não tem data para acabar e deve durar a semana toda.
A Capital, nesta quarta-feira, marcou a mínima de 25 graus e máxima de 41 graus. A previsão ainda aponta que, nesta semana, a cidade deve oscilar entre os 24 graus nas madrugadas e os 41 graus durante o dia.
Para as cidades do interior, a diferença não é grande, a previsão aponta mínimas de 21 graus e máximas de 41 graus.
Conforme aponta o Centro Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que também emitiu um alerta para a baixa umidade e calor, a sensação térmica pode chegar aos 43 graus nos dias mais quentas.
Os órgãos oficias de meteorologia alertam a população mato-grossense para os riscos de saúde, como o ressecamento de pele, desidratação, sem contar a ingestão de fumaça dos inúmeros incêndios florestais da época.
As recomendações são que não se pratique atividades físicas nesse período seco, utilize umidificador de ar ou baldes de água nos ambientes, roupas leves, bonés e chapéus ao sair no sol, o uso de hidratantes e que se evite sair em horários mais quentes.
A ingestão de água é de extrema importância, já que ambientes com menos de 60% de umidade do ar não são recomendados ao ser-humano, dessa forma deve se adotar medidas preventivas. A desidratação pode levar qualquer pessoa à morte.
Mais informações podem ser consultadas no site da Defesa Civil, ou pelo telefone 199. Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.
Veja lista de cidades afetadas:
Acorizal
Alto Paraguai
Arenápolis
Barão De Melgaço
Barra Do Bugres
Cáceres
Campo Verde
Chapada Dos Guimarães
Cuiabá
Denise
Diamantino
Dom Aquino
Itiquira
Jaciara
Jangada
Juscimeira
Nobres
Nortelândia
Nossa Senhora Do Livramento
Nova Brasilândia
Pedra Preta
Poconé
Porto Estrela
Rondonópolis
Rosário Oeste
Santo Antônio Do Leverger
São Pedro Da Cipa
Várzea Grande
Fonte: Repórter MT