Impressionante! Nuvens despejam grande volume de água entre Sorriso e Ipiranga.
Postado
29/01/2020 21H15
Oficiais do Ciopaer, Centro Integrado de operações Aéreas, unidade de Sorriso, registraram nesta quarta-feira,(29) a partir do helicóptero, um fenômeno denominado 'cúmulos-nimbos' que nada mais é que nuvens "derramando" uma cortina d'água entre as cidades de Sorriso e Ipiranga do Norte. Um belo registro, sem dúvida.
Saiba mais:
Um cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus[1], é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. Tipicamente, surge a partir do desenvolvimento de cúmulos que, por ação de ventos convectivos ascendentes, ganham massa e volume e passam a ser cumulus congestus e, no auge de sua evolução, torna-se um cúmulo-nimbo, quando atingem mais de quinze quilômetros de altura. Uma de suas principais características é o formato de bigorna que forma-se em seu topo, resultado dos ventos da alta troposfera. Tipicamente produzem muita chuva, principalmente durante os meses mais quentes do ano. Nuvens isoladas possuem ciclo de vida médio de uma hora.
Classificam-se em dois tipos principais, cuja diferença é o seu formato superior, enquanto que características peculiares ganham denominações especiais.
Este tipo de nuvem frequentemente associa-se a eventos meteorológicos extremos, como a ocorrência de tempestades com muitos raios e chuva volumosa, além de granizo e neve. Podem ocorrer isoladas, em conjunto (formando multicélulas) ou associadas à frentes. Um cúmulo-nimbo, ao atingir o extremo de seu desenvolvimento, forma uma supercélula que, por sua vez, é responsável por eventos extremos, como fortes chuvas de granizo, muitos raios e tornados.
Categoria:Notícias